Parâmetros do processo de ensino-aprendizagem no contexto de treinamento do futsal

  • Alex Rodrigues Teixeira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Siomara Aparecida Silva Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Esportes, Rendimento esportivo, Crianças

Resumo

O presente estudo buscou identificar os parâmetros do processo de ensino-aprendizagem e treinamento no contexto da modalidade de futsal em uma equipe da categoria mirim (crianças entre 10-13 anos), situada na cidade Ouro Preto-MG. Foram analisadas 18 sessões de treinos que totalizaram 1138,17 minutos. Foram identificados cinco (5) tipos de segmentos diferentes das sessões de treino correspondentes aos parâmetros: jogo coletivo, treinamento técnico, treinamento físico, capacidade de jogo e conversa com o treinador. O segmento jogo coletivo apresentou o maior tempo com 736,91 minutos (64,74%) do tempo total das sessões de treino. No segmento capacidade de jogo, somente foram encontrados conteúdos capacidades coordenativas com 4,53% do tempo total, representando 51,6 minutos. Foi possível identificar os parâmetros do EAT e identifica-los com características do método analítico, característico da abordagem tecnicista.

 

ABSTRACT 

Teaching-learning process parameters futsal training context

The present study aimed to identify the parameters of the teaching-learning and training process in the context of futsal, in a children category team (children aged 10-13 years), in the city Ouro Preto-MG. 18 practice sessions totaling 1138.17 minutes were analyzed. Five (5) different types of segments corresponding to the parameters of the training sessions were identified, such as: Collective game, technical training, physical training, game capability, and talking with the coach. The segment collective game appeared in most of the time with 736.91 minutes, 64.74% of the total time of the training sessions. In the segment game capability the only content found was coordinative capacities with 4.53% of the total time, representing 51.6 minutes. It was possible to identify the parameters of the EAT. These parameters showed analytical features, characteristic method of the techniques approach. 

Biografia do Autor

Alex Rodrigues Teixeira, Universidade Federal de Ouro Preto

Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto

Metodologias de Ensino dos Esportes Coletivos 

Siomara Aparecida Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto

Metodologias de Ensino dos Esportes Coletivos 

Publicado
2016-01-25
Como Citar
Teixeira, A. R., & Silva, S. A. (2016). Parâmetros do processo de ensino-aprendizagem no contexto de treinamento do futsal. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(27), 531-539. Recuperado de http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/341
Seção
Artigos: Edição Especial