Para uma semiótica da tática no futebol de campo: uma análise da seleção holandesa na copa do mundo da FIFA de 1974

  • Diego Marques Cavalcante Universidade de São Paulo
  • Eneus Trindade Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Semiose, Mente, Linguagem

Resumo

A dinâmica do futebol profissional é marcada pelo rendimento e competitividade. Neste contexto, a tática é reconhecida como um aspecto decisivo para a eficâcia do jogo. O objetivo deste artigo é contribuir para a investigação da tática no futebol por meio da abordagem semiótica, que tem o objetivo de investigar os fenômenos através das ações dos signos. Por sua vez, a função dos signos é tornar eficientes as relações ineficientes - a este processo inteligente dá-se o nome de semiose. Nesta abordagem, a tática é entendida como uma mente coletiva que influencia formas especí­ficas de orquestrar os movimentos dos jogadores. Propomos um método semiótico que deve identificar e analisar esta ação do signo na tática do futebol. Para identificar efeitos dos processos de semiose é necessário observar regularidades nas formas de combinar os movimentos, sendo a aludida regularidade o sintoma da ação de um signo. Para a análise é necessário entender o contexto que aciona a semiose, os espaços do campo e os jogadores envolvidos, além da forma de combinar os deslocamentos entre os jogadores. Utilizamos este método para analisar a seleção da Holanda que participou da copa do mundo da FIFA de 1974. Investigamos a semiose tática, que denominamos triângulo em trilha de finalização. Constatamos que esta forma de ação do signo foi responsável por 40% dos gols da Holanda na copa do mundo de 1974.

Biografia do Autor

Diego Marques Cavalcante, Universidade de São Paulo

Comunicólogo, mestre em sociologia e doutorando em Ciências da Comunicação; Escola de Comunicação em Artes (ECA); Universidade de São Paulo(USP).

Eneus Trindade, Universidade de São Paulo (USP)

Professor associado na Escola de Comunicação e Artes (ECA); Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação; Universidade de São Paulo (USP).

Referências

-Cavalcante, D. F. M. Estéticas espaciais no futebol brasileiro: para uma semiótica do drible. Semiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista. Edição 1. 2010.

-Cavalcante, D. F. M. Faces do futebol arte no Brasil: Da sedução malandra à imaginação tática. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora. 2011.

-Garganta, J. Modelação tática do jogo de Futebol: estudo da organização da fase ofensiva em equipes de alto rendimento. Tese de Doutorado. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Universidade do Porto. Porto. 1997.

-Greco, P. J. O Componente Tático. Material Didático do Curso de Mestrado em Ciências do Esporte. Escola de Educação Física da UFMG Belo Horizonte. 1992.

-Giulianotti, R. Sociologia do Futebol: Dimensões históricas e socioculturais do esporte das multidões. São Paulo. Nova Alexandria. 2002.

-Lodziak, C. Tacticas de futebol. Barcelona: Hispano Europeia. 1977.

-Peirce, C. S. Antologia Filosófica. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda. 1998.

-Peirce, C. S. Semiótica. São Paulo. Perspectiva. 2000.

-Santaella, L. Semiótica aplicada. São Paulo. Cengage Learning, 2002.

-Santaella, L. Matrizes da linguagem e do pensamento: sonora, visual e verbal. São Paulo. FAPESP. 2005.

Publicado
2015-04-10
Como Citar
Cavalcante, D. M., & Trindade, E. (2015). Para uma semiótica da tática no futebol de campo: uma análise da seleção holandesa na copa do mundo da FIFA de 1974. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(23), 95-101. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/327
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original