Fases do jogo que resultaram nos gols marcados pela seleção brasileira de futebol durante os cinco tí­tulos mundiais

  • Guilherme Costa Franco Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Estácio de Sá em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento, Brasil
Palavras-chave: Copa do mundo, Seleção brasileira de futebol, Fases do jogo, Gols

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo realizar uma análise dos gols anotados pela seleção brasileira de futebol nas copas do mundo em que se sagrou campeã. Para isso foram analisados os 79 gols marcados durantes as copas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Para determinar a fase do jogo em que os gols foram marcados, foi preciso analisar o iní­cio da jogada em que o gol foi marcado verificando o posicionamento, a movimentação, a posse de bola e as ações coletivas e individuais das duas equipes. Foram estabelecidas três fases do jogo para identificar a fase em que ocorreu o evento gol: fase ofensiva, fase de transição ofensiva e gol proveniente de bola parada sendo estes os gols provenientes de escanteio, tiro livre direto e indireto, o penalti e cobrança de lateral. Diferente de alguns estudiosos que dividem as fases do jogo em fase ofensiva, fase defensiva, fase de transição ofensiva e fase de transição defensiva o presente estudo acrescentou a fase chamada de gols provenientes de bola parada por entender se tratar de um momento da partida onde os comportamentos e posicionamentos dos jogadores saem daquilo que é considerado habitual. Com relação aos gols que resultaram de cobranças de lateral é importante salientar que alguns gols que partiram dessas jogadas tiveram destaque para jogadas individuais dos jogadores brasileiros, porém evidenciaram falhas na organização defensiva das equipes adversárias. Foi detectada uma presença maior de gols marcados na fase ofensiva de jogo.

Referências

-Anderson, C. Os números do jogo: por tudo que você sabe sobre futebol está errado. 1°edição. São Paulo. 2013.

-Drubschy, R. O universo tático do futebol: Escola brasileira. Horizonte. Editora Health. 2003.

-Garganta, J. Modelação táctica do jogo de futebol: estudo da organização da fase ofensiva em equipas de alto rendimento. 302f. Tese de Doutorado em Ciências do Desporto e de Educação Física. Faculdade de Ciência do Desporto e de Educação Física. Universidade do Porto. 1997.

-Leitão, R.A. A.O jogo de futebol: investigação de sua estrutura, de seus modelos e da inteligência de jogo, do ponto de vista da complexidade. Campinas. 2009.

-Mourinho, J. Entrevista à revista << Times>> Núm. 41. p. 5-6. março. 2006.

-Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. Phorte. 2009.

Publicado
2015-07-02
Como Citar
Franco, G. C. (2015). Fases do jogo que resultaram nos gols marcados pela seleção brasileira de futebol durante os cinco tí­tulos mundiais. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(24), 207-213. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/303
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original