A utilização da metodologia para o ensino-aprendizagem nas escolinhas de futsal para crianças com faixa etária de 6 a 10 anos

  • Amanda Rezende Alves Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estácio de Sá - Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
  • Antonio Coppi Navarro Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estácio de Sá em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento, Brasil.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Criança, Metodologia, Futsal

Resumo

Hoje existem várias metodologias que são utilizadas e defendidas ou não pelos estudiosos para o ensino do futsal, entre elas as metodologias analí­tica, global e as novas tendências (pedagogia da rua). Neste trabalho iremos conhecer cada uma delas e se realmente são eficazes ou não para o ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 6 à 10 anos. Além de investigar se há o planejamento das aulas e a avaliação dos alunos. Para isso, foram entregues 28 questionários para professores de escolas de futsal de diversas bandeiras, com idade média de 31,5 anos, contudo, apenas 13 foram entregues respondidos. O questionário foi composto por 20 perguntas fechadas sendo as 8 primeiras sobre a formação do professor, 11 sobre a metodologia, avaliação e planejamento e 1 sobre a percepção da criança sobre a parte principal da aula. Através dos estudos realizados, notou-se uma melhora significativa na qualidade acadêmica dos professores, segundo comparação aos estudos de Melo e colaboradores (2006). Contudo os comparativos sobre a metodologia, avaliação, planejamento e percepção do aluno, não foram encontrados estudos de campo para a comparação, não mostrando resultados satisfatórios, detalhe que não abalou a importância dos estudos para a conclusão do trabalho.

Referências

-Castro, P. A. P. P.; Tucunduva, C. C.; Arns, E. M. A importância do planejamento das aulas para organizaçãodo trabalho do professor em sua prática docente. Athena: Revista Científica de Educação. Vol. 10. Núm. 10. 2008.

-Costa, L. C. A.; Nascimento, J. V. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas. Revista da Educação Física/UEM. Maringá. Vol. 15. Núm. 2. 2004. p. 49-56.

-Darsie, M. M. P. Avaliação e aprendizagem. Cad. Pesq. São Paulo. Núm. 99. 1996. p. 47-59.

-Filgueira, F, M. Aspectos físicos, técnicos e táticos da iniciação ao futebol. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 11. Núm. 103. 2006.

-Freire, J. B. Pedagogia do Futebol. 2 edição. Campinas: Autores Associados. 2006. p. 3-23.

-Gallahue, D. L.; Ozmun, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor de bebês, crianças, adolescente e adultos. 3ª edição. Phorte: São Paulo. 2005.

-Melo, M. L. S.; Sales, V. A.; Sampaio, Y. F.; Lima, D. L. F.; Fontenele, F.G. Perfil do profissional que trabalha em escolinhas de iniciação ao futsal. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 6. Núm. 2. 2007.

-Santana. W. C.; Reis. H. H. B. Futsal Feminino: perfil e implicações pedagógicas. Revista Brasileira de Ciências e Movimento. Brasília. Vol. 11. Núm. 4. 2003. p. 45-50.

-Scaglia, A. J. O futebol que se aprende e o futebol que se ensina. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação Física da Unicamp. 1990.

-Scaglia, A. J. Escolinha de futebol: uma questão pedagógica. Motriz. Vol. 2. Núm. 1. 1996.

-Teixeira, G. Metodologia: Construção de uma proposta científica: Avaliação da Aprendizagem. Curitiba. Camões. 2008. p. 57-61.

-Tenroller, C.A. Futsal: Ensino e Prática. 2ª edição. Canoas. ULBRA. 2008.

-Voser, R, C. Iniciação ao Futsal: Abordagens recreativas. 3ª edição. Canoas. ULBRA. 2004. p. 19 -26.

Publicado
2016-01-25
Como Citar
Alves, A. R., & Navarro, A. C. (2016). A utilização da metodologia para o ensino-aprendizagem nas escolinhas de futsal para crianças com faixa etária de 6 a 10 anos. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(27), 474-494. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/301
Seção
Artigos: Edição Especial