Análise da evolução do desempenho na execução dos fundamentos técnicos individuais defensivos por jogadores de linha do Futsal Menores de Idade antes e após aulas especí­ficas e intensivas sobre o tema

  • Marco Aurélio Paganella UNISA - Universidade de Santo Amaro/SP. UNIÍTALO - Centro Universitário Ítalo Brasileiro/SP. UGF - Universidade Gama Filho/SP
Palavras-chave: Futebol, Futsal, Fundamentos defensivos, Trabalho específicos e intensivo, Avaliação da evolução

Resumo

O Futsal é dividido em cinco grandes áreas: a) aspectos ligados à infraestrutura; b) fí­sicos; c) psicológicos; d) táticos; e) técnicos, sendo estes divididos em duas partes, a ofensiva e a defensiva, sendo este o objeto do estudo, e como objetivo a análise da evolução do desempenho dos fundamentos técnicos individuais defensivos dos jogadores de linha do Futsal com idade de dez, onze e doze anos antes e após aulas especí­ficas e intensivas sobre o tema defesa individual. A amostra de oito do gênero masculino se justifica porque é o máximo de jogadores que podem estar em quadra. A anamnese se deu em adaptação do Protocolo de Avaliação Técnica preconizado por Martins e Paganella (2013), dividido em três partes sendo que, na primeira estão os parâmetros, na segunda estão os processos, procedimentos e estrutura fí­sica e na terceira estão as fichas de anotação. O material se resume a oito bolas de Futsal, coletes, apito, prancheta e fichas para anotações. No método, apòs a primeira avaliação foram realizadas quatro sessões especí­ficas à marcação com setenta minutos cada usando atividades do método Resolutivo/Natural/Indireto, da Pedagogia do Esporte e do Método Integrado, e realizada uma nova avaliação para aferir a adaptação. Em seguida, mais doze sessões de setenta minutos cada, para então a terceira e análise final. Das dezesseis sessões, doze pelos métodos já anotados e quatro pelo método Construí­do/Repetitivo/Direto e/ou Parcial/Analí­tico. Uma vez tabulados os Resultados, da discussão percebeu-se que a evolução na execução dos fundamentos defensivos ficaram aquém da expectativa, pois, em termos gerais, apenas em 25% dos casos houve progresso, o que significa que, neste contexto, o trabalho especí­fico e intensivo não se mostrou eficaz. Como percepção reflexa, colateral e indireta, notou-se que a opção pelo método Natural/Resolutivo/Indireto, a Pedagogia do Esporte e o Método Integrado em base 3/4 (três quartos) talvez não tenha sido a melhor escolha em face ao outro método (Parcial/Analí­tico, Construí­do/Repetitivo/Direto) utilizado em 1/4 (um quarto) das sessões de aula. Como ponto a destacar, se a performance na execução ficou estagnada, por outro, a prática esportiva independentemente de desempenho restou fortalecida na fala dos alunos, que manifestaram prazer em praticar esportes sem cobranças e sem pressão por vitória, que é algo que pode trazer muito mais benefí­cios individuais e sociais a todos, do que simplesmente ganhar um jogo.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Paganella, UNISA - Universidade de Santo Amaro/SP. UNIÍTALO - Centro Universitário Ítalo Brasileiro/SP. UGF - Universidade Gama Filho/SP

Prof. de Direito Constitucional, Teoria do Estado e da Constituição, Ciência Polí­tica, História do Direito e do Pensamento Jurí­dico, Direito Tributário, Introdução ao Estudo do Direito, Orientador de TCCs e de Iniciação Cientí­fica do Curso de Direito UNISA - Universidade de Santo Amaro - São Paulo - SP.

Prof. de Polí­ticas Públicas, Futebol, Futsal, Adm. Esportiva e Mkt. Esportivo, Técnicas de Estudo e Pesquisa e Metodologia da Pesquisa Cientí­fica, Orientador de TCCs e de Iniciação Cientí­fica do Curso de Educação Fí­sica UNISA - SP.

Prof. Assistente do PAEC - Programa Atividades Esportivas à Comunidade Acadêmica e Externa do Curso de Educação Fí­sica UNISA - SP.

Prof. do Curso de Educação Fí­sica UNIÍTALO - Centro Universitário Ítalo Brasileiro - São Paulo - SP.

Consultoria Esportiva Marco Aurélio Paganella - CREF nº 1.472/G-SP.

Advocacia Marco Aurélio Paganella - OAB nº 211.123/SP.

Coordenador Geral de Esportes, Professor e Técnico de Futebol, Futsal e Futebol Society do Clube Esportivo Helvetia de São Paulo/SP de1990 a2009.

Natural de Esmeralda - RS: www.esmeralda.rs.gov.br.

Referências

-Brandão, M.; Machado, A. Coleção Psicologia do Esporte e do Exercício: Teoria e Aplicação. Atheneu. 2007.

-Brasil: CBFS: Confederação Brasileira de Futsal. Disponível em <http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/Livro_Nacional_de_Regras_2013_.pdf>. Acesso em 1º de Dezembro de 2013.

-Costa, I. T.; e colaboradores. Ensino-aprendizagem e treinamento dos comportamentos tático-técnicos no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 9. Núm. 2. p. 41-61. 2010.

-Garganta, J.; e colaboradores. Inteligência e conhecimento específico em jovens futebolistas de diferentes níveis competitivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol. 2. Núm. 4. p. 7-20. 2002.

-Garganta, J.; Greco, P.; Tavares, F. Perceber, conhecer, decidir e agir nos jogos desportivos coletivos. In: Go Tani, Jorge Bento e Ricardo Petersen. Pedagogia do Desporto. Guanabara Koogan.2006. Cap. 23. p. 284-296.

-Greco, P. J.; Silva, M. V. A. Influência dos métodos ensino-aprendizagem-treinamento no desenvolvimento da inteligência e criatividade tática em atletas de futsal. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 23. Núm. 3. 2009.

-Kröger, C.; Roth, K. Escola da Bola. 2ªedição. São Paulo. Phorte. 2006.

-Lamas, L.; Seabra, F. Estratégia, tática e técnica nas modalidades esportivas coletivas: conceitos e aplicações. In: Rose Junior, D. Modalidades Esportivas Coletivas. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2006. Cap. 4. p. 40-59.

-Lima, R. F. Compreendendo os mecanismos atencionais. Ciências & Cognição. Vol. 6. p. 113-122. 2005.

-Lopes, A. A. S. M.; Silva, S. A. P. S. Método Integrado de Ensino no Futebol. Phorte.2009.

-Machado, A. A. (Org.).Especialização Esportiva Precoce: Perspectivas Atuais da Psicologia do Esporte. Fontoura. 2008.

-Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7ª edição. Atlas. 2010.

-Martins, P. S.; Paganella, M. A. Futebol e Seus Fundamentos. Ícone. 2013.

-Oliveira, R. A.; Arruda, M.; Lopes, M. B. S. Características do crescimento e do desenvolvimento físico de pré-adolescentes e a relevância do treinamento de longo prazo. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. Ano 3. Núm. 14. 2007. p. 73-88.

-Paganella, M. A.A Responsabilidade Jurídica do Estado por Políticas Públicas em favor das Atividades Físicas e Esportivas como Fator de Prevenção de Doenças e de Promoção de Saúde. Curitiba-PR. CRV. 2013.

-Ré, A. H. N. Características do futebol e do futsal: implicações para o treinamento de adolescentes e adultos jovens. Revista Digital efdeportes. www.efdeportes.com.br. Ano 13. Núm. 127. 2008.

-Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J.; Montagner, P. C. (Org.). Pedagogia do Esporte: Aspectos Conceituais da Competição e Estudos Aplicados. Phorte. 2013.

-Rigueira, A. Futebol Prático: Preparação Física, Técnica e Tática. Viçosa-MG. Universidade de Viçosa. 1998.

-Santos, R. F. G. Capacidade atencional em futebolistas de diferentes escalões e níveis competitivos. TCC de Licenciatura em Educação Física. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Porto. 2009.

-Tani, G. Comportamento Motor: Aprendizagem e Desenvolvimento. Guanabara Koogan. 2008.

Publicado
2015-07-02
Como Citar
Paganella, M. A. (2015). Análise da evolução do desempenho na execução dos fundamentos técnicos individuais defensivos por jogadores de linha do Futsal Menores de Idade antes e após aulas especí­ficas e intensivas sobre o tema. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(24), 169-180. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/294
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original