Influência do treinamento de força no desempenho de jogadores de futsal

  • Diego Araújo Universidade Metropolitana de Santos - FEFIS
  • Diego Cunha Universidade Metropolitana de Santos - FEFIS
  • Danilo Cunnha Universidade Metropolitana de Santos - FEFIS
  • Fabricio Madureira Universidade Metropolitana de Santos - FEFIS
  • Emilson Colantonio Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo-SP, Brasil.
  • Dilmar Guedes Universidade Metropolitana de Santos - FEFIS
  • Claudio Scorcine Universidade Metropolitana de Santos - FEFIS
Palavras-chave: Futsal, Treinamento pliometria, Treinamento de força

Resumo

O futsal é uma modalidade com muitos participantes no mundo por sua facilidade de ser praticado, é uma modalidade que utiliza de todas as valências físicas, e as principais são: força e potência. Estudos demonstram que as características dos jogos são extremamente intensas e pouco se conhece das respostas físicas e fisiológicas dos atletas de futsal. Objetivo: Avaliar o efeito de uma periodização de força e potência em atletas de futsal como treinamento extra. A amostra foi constituída por 14 atletas que foram divididos em dois grupos distintos: G1 experimental que realizou um treinamento extra de 12 semanas, comprioridade em força e potência de membros inferiores utilizando os métodos de estratégia como principal sobrecarga e o G2 que foi o grupo controle e participou somente dos treinos de futsal.Foram realizados os seguintes testes: Running-based anaerobic sprint test(Rast test); Shuttle run; Salto horizontal e vertical; Teste de velocidade da bola em um chute máximo; Em dois momentos, pré e pós-intervençãode 12 semanas de treinamento. Podemos concluir que após a intervenção do treinamento de força com base em pliometria, os testes de salto vertical e salto horizontal demonstraram melhoras significativas para o G1 em relação ao G2. Entretanto, para os testes específicos da modalidade, o treinamento não alterou a condição inicial dos indivíduos investigados

Referências

-Barazetti, L. K.; V.; e colaboradores. Análise das variáveis de performance após intervenção de treinamento de força específico em atletas de futsal feminino. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 7. Núm. 2. 2008.

-Barbero-Alvarez, J.; e colaboradores. Match analysis and heart rate of futsal players during competition. Journal of sports sciences. Vol. 26. Núm. 1. p. 63-73. 2008.

-Barbosa, A.; e colaboradores. Efeito do treinamento de força na relação força muscular-desempenho aeróbio de nadadores competitivos. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Vol. 9. Núm. 4. p. 380-385. 2007.

-Baroni, B. M.; e colaboradores. Estudo descritivo-comparativo de parâmetros de desempenho aeróbio de atletas profissionais de futebol e futsal. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. Vol. 13. Núm. 3. p. 170-176. 2011.

-Colomhe, W. V.; Peres, L. S. Treinamento Pliométrico para goleiros de futebol. Caderno de Ed. Física. Vol. 3. Núm. 1. p. 11-31. 2001.

-Gorostiaga, E. M.; e colaboradores. Differences in physical fitness among indoor and outdoor elite male soccer players. Eur J Appl Physiol. Vol. 106. Núm. 4. p. 483-491. 2009.

-Jorge, K.; Palavicini, L. Pliometria, forma de aumentar o desempenho de atletas iniciantes da modalidade de voleibol com idades entre 12 a 14 anos, na execução do salto vertical. Ágora: revista de divulgação científica. Vol. 16. Núm. 2. p. 105-120. 2009.

-Marques, M. A. C.; González-Badillo, J. J.O efeito do treino de força sobre o salto vertical em jogadores de basquetebol de 10-13 anos de idade. Sistema Nervoso. Vol. 5. Núm. 7. p. 38-39. 2005.

-Matsudo, V. K. R. Testes em ciências do esporte, Centro de estudos do laboratório de aptidão física. 1987.

-Mohr, M., P.; e colaboradores. Match performance of high-standard soccer players with special reference to development of fatigue. Journal of sports sciences. Vol. 21. Núm. 7. p. 519-528. 2003.

-Neto,J. B., R. C.; e colaboradores. A especificidade do treinamento pliométrico perante o salto vertical com indivíduos treinados na modalidade futebol. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 9. Núm. 6. 2010.

-Nunes, H., M.; e colaboradores. Comparação de indicadores físicos e fisiológicos entre atletas profissionais de futsal e futebol. Motriz. Vol. 18. Núm. 1. p. 104-112. 2012.

-Oliveira, J.; F. Tavares. Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. Centro de Estudos dos Jogos Desportivos. 1997.

-Pires, P.; Navarro, A. C. O treinamento de 4 semanas de pliometria promove a melhoria no teste de impulsão horizontal na equipe adulta de voleibol masculino da Universidade Salgado de Oliveira. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 4. Núm. 21. 2011.

-Rebutini, V. Z. Efeitos do treinamento pliométrico na saída da natação. 2012.

-Rocha, R. E. R.; e colaboradores. Composição corporal, qualidade física e características dermatoglíficas das atletas da seleção Brasileira de futsal feminino por posição de jogo. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 5. Vol. 17. 2013.

-Rodrigues Filho, J. R. Treinamento de força explosiva para jovens atletas de tênis de campo: Pliometria para membros inferiores. Revista Movimento & Percepção. Vol. 8. Núm. 11. p. 155-168. 2007.

-Silva, J.; e colaboradores. Níveis de potência muscular em atletas de futebol e futsal em diferentes categorias e posições. Motricidade. Vol. 8. Núm. 1. p. 14-22. 2011.

-Sousa, P.; e colaboradores. Estatuto posicional, força explosiva dos membros inferiores e velocidade imprimida à bola no remate em Futebol. Um estudo com jovens praticantes do escalão sub-17.Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol. 3. Núm. 3. p. 27-35. 2003.

-Souza, V. A. F. A.; e colaboradores. Relação entre o desempenho no running-based anaerobic sprint test (rast) e a altura do salto vertical, salto horizontal e agilidade em futebolistas. Acta brasileira do movimento humano. Revista de Educação Física. Vol. 2. Núm. 1. p. 34-45. 2012.

-Utsch, R. S.; e colaboradores. Influência do treinamento pliométrico em areia e grama sobre a potência e velocidade em jogadores de futebol juvenis. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 137. Núm. 14. 2009.

Publicado
2014-08-16
Como Citar
Araújo, D., Cunha, D., Cunnha, D., Madureira, F., Colantonio, E., Guedes, D., & Scorcine, C. (2014). Influência do treinamento de força no desempenho de jogadores de futsal. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(21). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/289
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original