A motivação para a prática do futsal: comparação entre atletas federados do sexo masculino e feminino

  • Rogério da Cunha Voser ESEF - UFRGS
  • Jose Augusto Evangelho Hernandez UERJ
  • Luí­s Fernando Roese Ortiz Sport Club Internacional
  • Patricia Eloi Gomes Voser Faculdade Sogipa de Educação Física
Palavras-chave: Motivação, Diferenças Sexuais, Psicologia do Esporte, Futsal

Resumo

A presente investigação buscou mensurar e comparar os fatores motivacionais para o esporte em atletas masculinos e femininos da categoria adulta de futsal. O estudo descritivo teve a participação de 45 atletas federados da categoria adulta, de 18 a 32 anos de idade, sendo 15 atletas do sexo masculino de um clube de Porto Alegre e 30 atletas do sexo feminino, igualmente divididas entre clubes de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário de Motivação para a Participação no Esporte criado por Gill, Gross e Huddleston (1983). Os dados coletados foram digitados e analisados no SPSS versão 19.0 mediante estatísticas descritivas.Os resultados sugeriram que os atletas do sexo masculino possuem maior motivação em todas as dimensõesquando comparados com as atletas do sexo feminino. As diferenças estatísticas significativas apareceram nas dimensões status,forma física e diversão. Isso, provavelmente, possa ser explicado pela modalidade pesquisada ter historicamente maior participaçãodo sexo masculino, sendo a prática entre mulheres um fato mais recente. Dessa forma, sugerem-se mais estudos com mulheres atletas do futsal e comparações entre sexos de modo a contribuir com o desenvolvimento psicológico dos esportistas e o desempenho dasequipes

Biografia do Autor

Rogério da Cunha Voser, ESEF - UFRGS

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Adjunto ní­vel 3 da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal Fundamentos e Futsal Técnicas Avançadas na ESEF/UFRGS. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro e Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa.

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Publicado
2014-08-16
Como Citar
Voser, R. da C., Hernandez, J. A. E., Ortiz, L. F. R., & Voser, P. E. G. (2014). A motivação para a prática do futsal: comparação entre atletas federados do sexo masculino e feminino. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(21). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/287
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

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