A relação entre o método de ensino e o conhecimento técnico-tático de jogadores nos esportes coletivos

  • Alessandro Palaria Hora Mendonça Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia do Esporte e Treinamento dos Jogos Esportivos Coletivos
Palavras-chave: Esportes Coletivos, Métodos de ensino, Conhecimento técnico-tático

Resumo

Introdução: Os esportes coletivos têm se apresentado com destaque no cenário esportivo nacional. Sendo assim, os estudos sobre as metodologias de ensino se tornam cada vez mais importantes para que os treinadores consigam trabalhar cada vez melhor e, com isso, revelar jogadores. Objetivo: Verificar a relação dos métodos de ensino no conhecimento técnico-táticode jogadores nos esportes coletivos. Materiais e Métodos: Foi feita uma revisão sistemática com todos os artigos nacionais encontrados que se relacionavam com o tema proposto. O material encontrado foi resultado de oito equipes estudadas entre os anos de 2007 e 2012. Resultados:De acordo com as comparações entre os métodos foi possível perceber que o método situacional produz efeitos muito positivos em relação ao conhecimento técnico-tático processual e declarativo. Discussão:Além de constar o efeito muito significativo do método situacional, mesmo no voleibol que se difere das outras modalidades, percebemos também que a sequência situacional-tradicional foi melhor do que a tradicional-situacional. Conclusão:Através do levantamento dos dados verificou-se que a aplicação do método situacional apresentou resultados satisfatórios quanto à melhora do conhecimento técnico-tático declarativo e processual (convergente e divergente) dos jogadores, fato que pode trazer vantagens para as partidas que envolvem esportes coletivos

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Publicado
2014-08-26
Como Citar
Mendonça, A. P. H. (2014). A relação entre o método de ensino e o conhecimento técnico-tático de jogadores nos esportes coletivos. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(22). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/283
Seção
Artigos: Edição Especial