O abandono do futsal na iniciação esportiva

  • Gerard Mauricio Fonseca Universidade de Caxias do Sul
  • Franciele Zechin Universidade de Caxias do Sul
  • Rosana Eliza Mangini Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: Esporte, Dropout, Criança

Resumo

A prática do futsal competitivo faz com que as crianças participem de treinos exaustivos que exigem muito da sua capacidade física e psicológica. Em decorrência disso, muitas crianças abandonam o esporte (dropout). Sendo assim, este trabalho objetivou identificar o nível de abandono das crianças praticantes de futsal ao longo de um determinado período. O estudo caracterizou-se por ser documental, com análise longitudinal. Fizeram parte da pesquisa 65 atletas de quatro escolinhas distintas da região nordeste do Rio Grande do Sul, participantes da Copa Nordestão entre os anos de 2006 e 2011 e que atenderam aos critérios de inclusão.A competição é tradicional envolvendo escolinhas e clubes da cidade e região, todos os anos. Foram analisadas súmulas e fichas de atletas das escolinhas participantes ao longo do período estudado. Os resultados mostraram queo índice de abandono geral dentro do período investigado foi de 65,14%. O abandono é maior na categoria “iniciação”, com 32% ao longo do período estudado.Uma das escolinhas pesquisadas apresenta o maior índice de abandono, com 78,57% em decorrência do fato de não haver outras escolinhas na cidade. O nível de afastamento temporário da prática esportiva e o nível de migração de atletas entre escolinhas apresentaram valores de 12,51% e 12,46%, respectivamente. Conclui-se que existe um alto índice de abandono na prática do futsal competitivo nas categorias de base, levando a um questionamento sobre as formas de competição e os métodos e objetivos das escolinhas de futsal da região. Sugerem-se estudos de caráter mais qualitativo para averiguar as causas dos altos índices de abandono esportivo

Biografia do Autor

Gerard Mauricio Fonseca, Universidade de Caxias do Sul

Graduado em Educação Fí­sica, Especialista em Ciências do Esporte, Mestre em Ciências do Movimento Humano e Doutor em Ciências da Atividade Fí­sica.

Franciele Zechin, Universidade de Caxias do Sul

Professora de educação fí­sica

Rosana Eliza Mangini, Universidade de Caxias do Sul

Professora de educação fí­sica

Referências

-Bara Filho, M. G.; Garcia, F. G. Motivos do abandono esportivo: um estudo retrospectivo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 22. Núm. 4. p. 293-300. 2008.

-Barretto Neto, L. C. P. Estudo do caso de abandono esportivo na modalidade de basquetebol. Trabalho de conclusão de curso. UNESP. São Paulo. 2008. Disponível em:http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/tcc/brc/3141/2008/barrettoneto_lcp_tcc_rcla.pdf. Acesso em 17/04/2012.

-Cervo, A. L.; Bervian, P. A. Metodologia científica. Prentice Hall. 2002.

-Chiminazzo, J. G.; Montagner, P. C. Treinamento esportivo e burnout: reflexões teóricas. Revista Efdeportes. Buenos Aires. Ano 10. Núm. 78. 2004.

-Fonseca, G. M. M. Futsal: Metodologia de ensino. EDUCS. 1997.

-Fonseca. A história do futebol de salão em Caxias do Sul (1962-1996).Dissertação de Mestrado. UFRGS. Porto Alegre. 2000.

-Hallal, P. C.; e colaboradores. Fatores Intervenientes Associados ao Abandono do Futsal em Adolescentes. RevistaBrasileira Ciência e Movimento. Vol. 12. Núm. 3, p. 27-34. 2004.

-Knijnik, J. D.; Greguol, M.; Sileno, S. Motivação no esporte infanto-juvenil: uma discussão sobre razões de busca e abandono da prática esportiva entre crianças e adolescentes. Revista do Instituto de Ciências da Saúde. Vol. 19. Núm. 1. p. 7-13. 2001.

-Pires, D. A.; Brandão, M. R. F.; Machado, A. A. A síndrome de Burnout no esporte. Revista Motriz. Vol. 11. Núm. 3. p. 147-153. 2005.

-Ramos, A. M.; Neves, R. L. R. A iniciação esportiva e a especialização precoce: a luz da teoria da complexidade. Revista Pensar a Prática. Vol. 11. Núm. 1. p. 1-8. 2008.

-Rinaldi, W. Futebol: Manifestação Cultural e Ideologização. Revista da Educação Física UEM. Maringá. Vol. 11. Núm. 1. p. 167-172. 2000.

-Samulski, D. Psicologia do Esporte. Manole. 2002.

-Santana, W. C. Futsal: metodologia da participação. Londrina. Lido. 2001.

-Santana, W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.

-Silva, A. L.; Ulrich, A. Z. A iniciação ao futsal para crianças: os riscos da especialização precoce. Revista Caminhos. Vol. 2. Núm. 3. p. 121-133. 2011.

-Weinberg, R. S.; Gould, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2ªedição. Artmed. 2001.

Publicado
2014-08-15
Como Citar
Fonseca, G. M., Zechin, F., & Mangini, R. E. (2014). O abandono do futsal na iniciação esportiva. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(21). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/273
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original