Determinação da eficiência coletiva ofensiva no futsal de alto rendimento

  • Otávio Nogueira Balzano Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil.
  • Werlayne Stuart Soares Leite Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil.
  • Rodolfo R. Santos Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil.
Palavras-chave: Treinamento, Ataque, Jogo Coletivo

Resumo

O presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento da investigação na análise de jogo em futsal, buscando estabelecer parâmetros, indicadores e relações entre a eficiência ofensiva coletiva, com o intuito de que os resultados possam apresentar implicações na melhoria do processo de treinamento do futsal, utilizando os coeficientes propostos por Duarte (2008) (Coeficiente de Produção Ofensiva -CPO; Coeficiente de Eficiência de Finalização -CEF). Para aferir os resultados foi analisado o jogo final do Campeonato Europeu de Futsal de 2010, na Hungria, entre Portugal e Espanha. De acordo com os resultados obtidos, nota-se que a diferença do maior número de PBFC (57) Espanha e (33) Portugal, parece ter sido fator determinante no resultado da partida. Mesmo a Espanha possuindo uma menor eficiência nas finalizações que a seleção portuguesa, o fato de finalizar mais vezes a gol, acompanhado da eficácia individual de seus jogadores, pode ter contribuído para a conquista da vitória espanhola neste jogo. Assim, a utilização dos coeficientes é um excelente contributo para o treinador, de modo a conhecer a eficiência coletiva ofensivada sua equipe

Referências

-Anguera, T. Los deportes de equipo estudiados desde la metodología observacional: ¿diferentes perspectivas de la misma realidad? Coruña: II Congreso Internacional de Deportes de Equipo. II CIDE. p. 32-39. 2009.

-Duarte, R. Análise da utilização da posse de bola durante o processo ofensivo no futsal: contributo para a determinação da eficiência colectiva. Revista Motrivência. Vol. 4. Núm. 2. p. 77-82. 2008.

-Garganta, J. A análise da performance nos jogos desportivos: revisão acerca da análise de jogo. Porto: Revista Portuguesa da Ciência do Desporto. Vol. 1. Núm. 1. p. 57-64. 2001.

-Irokawa, G. N.F.; Lima, M. R. M.; Soares, V.O. V.; Aburachid, L. M. C.; Souza, P. R. C.; Greco, P.J. Caracterização das circunstâncias e setores de finalização do jogo de futsal: um estudo da fase final da copa do mundo de futsal-FIFA 2008. Buenos Aires. Revista EFDeportes.com. Ano 15. Núm. 144. 2010.

-Lapressa, D. Hacia una optimización del modelo de competiciones en fútbol. Coruña: II Congreso Internacional de Deportes de Equipo. II CIDE. p. 167-177. 2009.

Publicado
2014-08-16
Como Citar
Balzano, O. N., Leite, W. S. S., & Santos, R. R. (2014). Determinação da eficiência coletiva ofensiva no futsal de alto rendimento. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(21). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/265
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original