A importância do futsal para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor

  • Rubem Machado Filho Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Futsal, Psicomotricidade, Escolares

Resumo

O estudo teve como objetivo fazer uma abordagem sobre a importância do futsal para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor dos adolescentes no segundo segmento do ensino fundamental. O universo de pesquisa foi composto por 82 alunos e alunas do segundo segmento do Ensino fundamental do Colégio Estadual Rui Barbosa em Petrópolis-RJ. A escolha da unidade de ensino não obedeceu a nenhum tipo de critério específico, apenas pela facilidadede acesso do pesquisador. Quanto aos alunos e alunas que fizeram parte da amostra foi utilizado como critério pertencer ao grupo etário entre 13 e 15 anos e estes também deveriam ser praticantes de futsal em escolinhas de clubes, na rua, espaços públicos ou nas aulas de educação física escolar, pelo menos uma vez por semana. Então, apenas aqueles que praticam o futsal participaram da pesquisa, para uma melhor análise em relação aos benefícios que o futsal traz para os domínios cognitivos, afetivos e psicomotores na visão destes alunos. De acordo com as respostas obtidas no questionário vemos que, pelo menos uma vez por semana, a grande maioria jovem pratica o futsal em seu tempo livre, afirmando assim que o futsal se faz presente em nossa cultura e dia-a-dia, além de praticá-lo em aulas escolares ou escolinhascomo foi obtido em outras respostas

Referências

-Bloom, B., S. Taxonomy of educational objectives: the classification of educational goals. Handbook I: Cognitive Domain. New York: McKay, 1956.

-CBFS, Confederação Brasileira de Futebol De Salão. Seleção: performance. Disponível em http://www.cbfs.com.br. Acessado em 10/07/2013.

-Defillippi, R.; Ornstein, S. Psychological perspectives underlying theories of organizational learning. In: Easterby-Smith, M.; Marjone, A. L. (Org.). The Blackwell handbook of organizational learning and knowledge management. Oxford: Blackwell Publishing, 2003.

-Magill, R.A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. 5ª edição. São Paulo. 1984.

-Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Educação Física. Vol. 7. Brasília. 1997.

-Piaget, J. L’épistémologie génétique. Paris: Presses Universitaires de France, 1973.

-Santana, W.C. Futebol de salão e futsal: 70 e poucos anos de história. 2011. Disponível em: <http://www.pedagogiadofutsal.com.br/historia.php>Acessado em 10/07/2013.

-Santos, J. P. G. A importância da Educação Física no desenvolvimento da Psicomotricidade. TCC de pós-graduação na Universidade Candido Mendes. Rio de Janeiro. 2007.

Publicado
2014-08-26
Como Citar
Filho, R. M. (2014). A importância do futsal para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(22). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/258
Seção
Artigos: Edição Especial