Aspectos tático-cognitivos: um estudo para a emergência do jogador inteligente no futsal

  • Gustavo Fernandes Barbosa Universidade Norte do Paraná; Universidade de Franca. Centro Universitário Claretiano
Palavras-chave: Desporto coletivo, Treinamento, Inteligência tática

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a decisão dos indivíduos entre diferentes situações de jogo ocorrente no futsal, observar o comportamento dos envolvidos referente à sua capacidade de reflexão, leitura de jogo, onde posteriormente tomará a melhor decisão frente à situação-problema emergida. Para tal, foi classificada e interpretada a escolha da ação em que os jogadores foram situados. Compuseram a amostra quinze (n=15) participantes da equipe Sub-13 de futsal. Para a realização da coleta de dados utilizou-se formulário específico. Concluiu-se que para o surgimento de um jogador inteligente e criativo, é preciso propor atividades com exigências técnico-táticas associadas à dinâmica do jogo, estimulando o envolvido a perceber o jogo de uma visão mais ampla, fazendo com que ele possa escolher entre várias decisões possíveis, a mais adequada para a situação.

Biografia do Autor

Gustavo Fernandes Barbosa, Universidade Norte do Paraná; Universidade de Franca. Centro Universitário Claretiano

Graduação em Educação Fí­sica - Licenciatura pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2011), graduação em Educação Fí­sica - Bacharel pela Universidade de Franca (2006) e especialização em Futsal pela Universidade Norte do Paraná (2008). Trabalhou como técnico das categorias de base da Associação recreativa de Furnas e da Prefeitura Municipal de Capitólio, MG. Teve experiência na E.E.J.K de São José da Barra, MG. Possui artigo publicado na área de educação fí­sica. Atualmente é Professor - Personal da GB Sport's e voluntário como técnico de futsal em São josé da Barra, MG.

Referências

-Bayer, C. O ensino dos desportos coletivos. Lisboa. Dinalivro. 1994.

-Freire, J. B. Pedagogia do futebol. 3ª edição. Campinas. Autores Associados. 2011.

-Garganta, J. M. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: Graça, A.; Oliveira, J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. 2ª edição. Porto. FCDEF-UP. p.11-25. 1995.

-Greco, P. J. Conhecimento técnico-táctico: o modelo pendular do comportamento e da ação tática nos esportes coletivos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, do Exercício e do Movimento Humano. p. 107-129. 2006.

-Greco, P. J. (Org.). Iniciação esportiva universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Vol.2. Belo Horizonte. UFMG. 2007.

-Goleman, D. Inteligência emocional: A teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. 24ª edição. Rio de Janeiro. Objetiva. 1995.

-Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5ª edição. São Paulo. Atlas. 2003.

-Piaget, J. Seis estudos de psicologia. 24ªed. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 2004.

-Santana, W. C. A visão estratégico-tática de técnicos campeões da Liga Nacional de Futsal. Tese de Doutorado. UNICAMP-FEF. Campinas. 2008.

-Santana, W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.

-Scaglia, A. J. O futebol e as brincadeiras de bola: a família dos jogos de bola com os pés. São Paulo. Phorte. 2011.

Publicado
2013-12-27
Como Citar
Barbosa, G. F. (2013). Aspectos tático-cognitivos: um estudo para a emergência do jogador inteligente no futsal . RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(19). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/239
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original