Aula de futebol: Pedagogia do esporte tradicional x novas tendências em pedagogia do esporte na visão do aluno

  • Leonardo Heim Espitalher Universidade Gama Filho
  • Antonio Coppi Navarro Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio (IBPEFEX)
Palavras-chave: Futebol, Metodologia Tecnicista, Metodologia do Jogo

Resumo

Este estudo traz como tema central a diferença entre a Pedagogia do Esporte Tradicional (Metodologia Tecnicista) e as Novas Tendências em Pedagogia do Esporte (Metodologia do Jogo) na avaliação dos alunos da Escolinha de Futebol Show de Gols, situada no município de Guaíba (RS). O objetivo é fazer um levantamento acerca dametodologia com maior aceitação entre os alunos. O método utilizado foi o de pesquisa descritiva, tendo seu percurso através de uma aula demonstrativa com os dois métodos e a aplicação de um questionário para trinta e nove participantes com idades entre dez e quinze anos. Como resultado da pesquisa, pode-se observar que para 92,31% dos entrevistados gostaram mais da Metodologia do Jogo e, com 56,41%, o método mais usado pelos professores foi o misto (mistura dos dois métodos). Mantendo o percentual anterior, a Metodologia do Jogo é considerada como a que mais favorece a aprendizagem dos alunos. Esta Metodologia, segundo 51,28% dos entrevistados, é a que os jogadores profissionais utilizam, também considerada de realização mais divertida, com 89,74% da preferência, tambémcitada por 82,95% dos entrevistados como sendo a que o professor deveria aplicar em suas aulas. Além disso, foi constatado também que a Metodologia Tecnicista já foi praticada por 56,41% da população pesquisada, sendo que apenas 48,72% já praticaram a Metodologia do Jogo. Para 58,97% dos pesquisados a Metodologia do Jogo foi o método mais fácil de entender e para 51,28% foi omais fácil de executar. Conforme os dados analisados, a Metodologia do Jogo predominou sobre a Metodologia Tecnicista na preferênciados entrevistados, apesar da primeira não ser a mais usada pelos professores

Referências

-Coutinho, N. F.; Silva, A. P. S. Conhecimento e Aplicação de Métodos de Ensino para os Jogos Esportivos Coletivos na Formação Profissional em Educação Física. Dissertação de Mestrado. São Paulo. Universidade São Judas Tadeu. 2009.

-Greco,P. J. Iniciação Desportiva Universal 1 e 2. Belo Horizonte. Ed. UFMG.1998.

-Leonardo, L.; Scaglia, A. J.; Reverdito, R. S. O Ensino dos Esportes Coletivos: Metodologia Pautada na Família dos Jogos. Motriz, Rio Claro. Vol. 15. 2009.

-Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. Florianópolis. 2008.

-Pereira, J. P. C. C. L.; Lima, L. D. C. Iniciação ao Futebol de Campo em escolares de 11 a 14 anos: nível de acerto dos Métodos Misto, Analítico e Global no Processo Ensino e Aprendizagem. Revista ciência e consciência. 2006. Disponível em http://www.revista.ulbrajp.edu.br/seer/inicia/ojs/viewissue.php?id=8> acessado em 23/02/2011.

-Perfeito, P. J. C. Metodologia de Treinamento no Futebol e Futsal: Discussão da tomada de decisão na iniciação esportiva. Dissertação de Mestrado. Brasília. Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. 2009.

-Reverdito, R., Scaglia, A. J. Pedagogia do Esporte: Jogos Coletivos de Invasão. Phorte. 2009.

-Reverdito, R.; Scaglia, A. J.; Paes, R. R. Pedagogia do Esporte: Panorama e Análise Conceitual das Principais Abordagens. Motriz. Vol. 15. Núm. 3. p. 600-610. 2009.

-Scaglia, A. J. Escola de Futebol: Uma Prática Pedagógica. L. (Org.). Pedagogia dos Esportes. Papirus.1999.

-Scaglia, A. J. O Futebol e o Jogo/Brincadeira de Bola com os Pés: todos semelhantes, todos diferentes. Tese Doutorado. Campinas: Faculdade de Educação Física. Unicamp. 2003.

-Scaglia, A. J. Para uma pedagogia crítica no futebol. 2009. Disponível em < http://www.universidadedofutebol.com.br/2009/07/3,10904,PARA+UMA+PEDAGOGIA+CRITICA+NO+FUTEBOL.aspx> Acessado em 29/01/2011.

-Scaglia, A. J.; Souza, A. Pedagogia do Esporte. Comissão de Especialistas -ME. Dimensões Pedagógicas do esporte. Brasília. 2004.

-Silva, M. V.; Greco, P. J. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no desenvolvimento da inteligência e criatividade tática em atletas de futsal, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 23. 2009.

Publicado
2014-08-26
Como Citar
Espitalher, L. H., & Navarro, A. C. (2014). Aula de futebol: Pedagogia do esporte tradicional x novas tendências em pedagogia do esporte na visão do aluno. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(22). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/205
Seção
Artigos: Edição Especial