Análise dos í­ndices de massa corpórea nas categorias de base do futebol feminino de São José dos Campos-SP

  • Itamar Lisboa Pinto Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)
  • William Medeiros Universidade do Vale do Paraí­ba (UNIVAP)
  • José Roberto Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)
  • Ricardo Pombo Sales Universidade do Vale do Paraí­ba (UNIVAP). Laboratório do Exercí­cio e Desempenho Esportivo (LABED-UNIVAP).
Palavras-chave: Índice de massa corpórea, Futebol feminino, Categorias de base

Resumo

Com a crescente participação de jovens atletas femininos em programas esportivos por todo o território nacional acredita-se na ampliação dos índices de promoção de saúde. Onde com a aquisição da rotina de exercícios físicos e hábitos saudáveis promovidos pelo esporte em categorias de base podem promover maior qualidade de vida. O artigo proposto objetivou analisar os Índices de Massa Corpórea de jovens atletas de futebol do gênero feminino de um programa de treinamento esportivo da cidade de São José dos Campos nas suas categorias de base. Os resultados sugerem diferença entre o IMC do Grupo SUB13 com o Grupo SUB15 o que pode estar relacionado ao Pico da Velocidade de Crescimento, dando a fase do Grupo SUB15 um maior destaque de crescimento quando comparado aos demais grupos. Quando comparamos a distribuição percentil pelaclassificação proposta pela Organização Mundial de Saúde observamos o maior valor para as condições de indivíduos saudáveis, alguns abaixo do peso e nenhuma atleta com sobrepeso. Concluímos que a utilização do IMC nas Categorias de Base pode ser uma ferramenta de observação das mudanças ocorridas no crescimento de jovens atletas, mas que futuros estudos devem incluir a análise do Pico de Velocidade de Crescimento e relacionar a tais alterações nas mais diversas categorias.

Biografia do Autor

Itamar Lisboa Pinto, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

Fisiologia do exercí­cio, educação fí­sica

Referências

-Bergmann, G.; Bergmann, M.; Lorenzi, T.; Garlipp, D.; Pinheiro, E.D.; Gaya, A. Pico de velocidade de crescimento em meninos e meninas de 10 a 14 anos de idade. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo. Vol. 20. Suplemento 5. p. 303-331. 2006.

-Castilho, S.D.; Barros Filho, A.A. Crescimento Pós Menarca. Arq Bras Endocrinol Metab. Vol. 44. Núm. 3. 2000.

-Heywadr, V.H; Stolarczyk, L.M. Avaliação da composição corporal aplicada. São Paulo: Manole, 2000.

-Lourenço, B; Queiroz, L.B. Crescimento e Desenvolvimento Puberal na Adolescência. Rev Med (São Paulo). Vol. 89. Núm. 2. p. 70-75. 2010.

-Marcos, R.Q.; Sandra, A.F.; Marcelo, R. Perfil Antropométrico de Atletas de Futsal Feminino de Alto Nível Competitivo Conforme a Função Tática Desempenhada no Jogo. Rev. Bras. Cine. Des. Hum. Vol. 7. Núm. 1. p. 30-34. 2005.

-OMS, Organização Mundial da Saúde –OMS. Obesity. Preventing and managing the global epidemic. Genebra, 1997.

-Ricardo, D.R; Araújo, C.G.S. Índice de massa corporal: um questionamento científico baseado em evidências. Arq. Brás. Cardiol. Vol. 79. Núm. 1. p. 61-69. 2002.

-Silva, L.P.; Passos, R.F.N. Perfil Antropométrico de Mulheres Praticantes de Futebol Feminino Profissional. Connexions. p. 2-3. 2007.

Publicado
2013-12-27
Como Citar
Pinto, I. L., Medeiros, W., Roberto, J., & Sales, R. P. (2013). Análise dos í­ndices de massa corpórea nas categorias de base do futebol feminino de São José dos Campos-SP. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(19). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/180
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original