Construção do conhecimento tático defensivo do futsal por meio do treinamento em forma de jogo

  • Lucas Vieira Santos Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Viçosa
  • Osvaldo Costa Moreira Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal
  • Leandro Corrêa Guimarães Universidade de Brasí­lia
  • Próspero Brum Paoli Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Viçosa
Palavras-chave: Futsal, Treinamento, Tática

Resumo

Este artigo se refere ao treinamento da tática defensiva do Futsal, que contou com uma transformação nos últimos anos e contribuiu para a diminuição do número de gols, devido entre outros fatores, as modificações nas regras do jogo e da evolução dos sistemas ofensivos, e seu ensino-aprendizagem-treinamento de forma que possa criar nos alunos/atletas competências para que possam individualmente e em grupo tomar a melhor decisão frente aos desafios impostos pelos mais variados sistemas ofensivos existentes e que ainda possam vir a surgir. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre a construção do conhecimento tático defensivo do Futsal, por meio do treinamento em forma de jogo.

Biografia do Autor

Lucas Vieira Santos, Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Viçosa

Bacharel e Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa

Osvaldo Costa Moreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal

Bacharel e Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em Musculação e Personal Trainning pela Universidade Castelo Branco. Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é professor Assistente 2 do Curso de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa em Atividade Fí­sica e Saúde da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Atua também, como revisor cientí­fico dos periódicos: Revista Brasileira de Futebol, Revista Brasileira de Futebol e Futsal, Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercí­cio, Brazilian Journal of Biomotricity, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano e Acta Scientarium - Health Science. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Atividade Fí­sica e Saúde, Fisiologia do Exercí­cio, Avaliação Fí­sica e Funcional, Treinamento de Força e Fatores de Risco Cardiovascular.

Leandro Corrêa Guimarães, Universidade de Brasí­lia

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade de Brasí­lia (2011). Membro do Grupo de Pesquisa do Laborótorio de Psicologia do Esporte e da Atividade Fí­sica/UnB, atuando principalmente em pesquisas sobre as influências das variáveis cognitivas e perceptivas sobre o processo de ensino-aprendizagem das habilidades técnico-táticas, avaliando os modelos pedagógicos que fundamentam o treinamento esportivo.

Próspero Brum Paoli, Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Viçosa

Doutor em Educação Fí­sica e Cultura pela Universidade Gama Filho (2007). É professor da Universidade Federal de Viçosa desde 1986, atuando no Colégio de Aplicação (CAP/COLUNI/UFV) e no Departamento de Educação Fí­sica. É Professor e um dos Coordenadores do Curso de Especialização em Futebol da Universidade Federal de Viçosa, desenvolvendo as Disciplinas Treinamento Tático e Treinamento Técnico. Trabalha com as seguintes linhas de pesquisa: Dimensões Sócio-Históricas do Futebol; Detecção e seleção de talentos no futebol; Treinamento tático no futebol; Gestão do esporte e do lazer.

Referências

-Bayer, C. O ensino dos desportos coletivos. Lisboa: Dinalivro, 1994.

-Costa, F. R.; Paoli, P. B.; Silva, C. D. A importância dos jogos adaptados na iniciação aos esportes coletivos. Lecturas: Educación Física y Deportes. Ano 12. Núm. 117. 2008.

-Filgueira, F.M; Greco, P.J. Futebol: Um estudo sobre a capacidade tática no processo ensino aprendizagem treinamento. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 1. Núm. 2. p. 53-65. 2008.

-Garganta, J. Competências no ensino e treino de jovens futebolistas. Lecturas: Educación Física y Deportes. Ano 8. Núm. 45. 2002.

-Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: Graça, A.; Oliveira, J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. 2ªedição. Porto. Universidade do Porto, 1995.

-Greco, P. Conhecimento técnico-táctico: o modelo pendular do comportamento a das acções tácticas nos desportos colectivos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte e do Exercício. Vol. 0. p. 107-129. 2006.

-Greco, P. J. O componente tático. Material didático do curso de Mestrado em Ciências do Esporte. Escola de Educação Física da UFMG Belo Horizonte.1992.

-Matveiev, L. Fundamentos do treino desportivo. Livros Horizonte. 1977.

-Paoli, P. B. Treinamento Tático. Material didático do curso de pós-graduação em Futebol da Universidade Federal de Viçosa. 2008.

-Paoli, P. B.; Grasseli, A. S. Jogos adaptados na iniciação do futebol de campo. Viçosa-MG: BD Empreendimentos. Canal Quatro. 2006.

-Santana, W. C. Metodologia da Participação. Londrina. LIDO. 1996.

-Santana W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.

-Santos, L. V. Proposta de jogos adaptados como forma de aprendizagem/treinamento dos princípios da tática defensiva do Futsal. TCC. Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Educação Física. 2010.

-Souza, P. Validação de teste para avaliar a capacidade de tomada de decisão e o conhecimento declarativo em situações de ataque no Futsal. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Belo Horizonte. 2002.

-Tiegel, G. Curso de futebol. Material didático do curso de mestrado em ciências do esporte. Escola de Educação Física da UFMG. Belo Horizonte. 1994.

Publicado
2013-01-27
Como Citar
Santos, L. V., Moreira, O. C., Guimarães, L. C., & Paoli, P. B. (2013). Construção do conhecimento tático defensivo do futsal por meio do treinamento em forma de jogo. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 5(15). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/173
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##