Perfil antropométrico de atletas de futsal em fase escolar da cidade de Limoeiro-PE

  • Sebastião Gomes da Silva Junior Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Futsal, Perfil antropométrico, Percentual de gordura, Índice de massa corporal

Resumo

Desde sua origem, o futsal tornou-se um esporte muito popular, e por isso, passou a ser um fenômeno dentre as atividades escolares e extraescolares. Na perspectiva escolar, é necessário considerar além do ensino dos princípios e fundamentos da modalidade, os benefícios que sua prática traz na aptidão física, já que trata-se de adolescentes e, nessa fase, transformações comportamentais e corporais acontecem, sobretudo em relação à antropometria e à composição corporal. Conhecer as variáveis antropométricas e a composição corporal faz-se necessário uma vez que permite uma avaliação do indivíduo e oferece meios para uma melhor intervenção profissional. Portanto, esse estudo caracterizou o perfil antropométrico de atletas de futsal em fase escolar de escolas pública e privada, na categoria infantil, na faixa etária de 15 –17 anos. Participaram do presente estudo, 24 atletas de futsal, categoria infantil, do sexo masculino, sendo 12 alunos de uma escola da rede pública estadual e 12 alunos da rede particular, ambas localizadas no município de Limoeiro-PE. Foram aferidas a estatura, a massa corporal e dobras cutâneas. Os resultados do IMC foram classificados segundo a tabela da Organização Mundial de Saúde e o %G, segundo a tabela para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Para o tratamento estatístico, utilizou-se estatística descritiva. A análise foi realizada por distribuição de probabilidade (análise percentual). Todos apresentaram classificação normal no IMC e %G adequado. Não houve diferenças significativas na composição corporal e no %G ao comparar os resultados das duas escolas.

Referências

-Avelar, A. Perfil antropométrico e de desempenho motor de atletas paranaenses de futsal de elite. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Vol.10. Núm. 1. p.76-80. 2008.

-Dantas, P.M.S.; Fernandes Filho, J. Identificação dos perfis, genético, de aptidão física e somatotípico que caracterizam atletas masculinos, de alto rendimento, participantes do futsal adulto, no Brasil. Fitness Perf J. Vol. 1. Núm. 1. p. 28-36. 2002.

-Faria, V.L.; Araújo, R.N. Prevalência de Sobrepeso e Obesidade em Estudantes na Faixa Etária de 11 a 15 Anos de Duas Escolas da Cidade de Betim -MG, com Perfis Socioeconômicos Diferentes. INCIS. Universidade Vale do Rio Verde. 2008.

-Filardo, R.D.; Añez, C.R.R.; Neto, C.S.P. Antropometria e Composição Corporal de Jovens do Sexo Feminino entre 13 e 17 Anos de Idade. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. 2000.

-Gallahue, D.L.; Ozmun, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ª edição. São Paulo. Phorte. 2005.

-Glaner, M.F. Índice de massa corporal como indicativo da gordura corporal comparado às dobras cutâneas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 11. Núm. 4. 2005.

-Gordon, C.C.; Chumlea, W.C.; Roche A.F. Stature, recumbent length, and weight. In: Lohman TG, Roche AF, Martorell R, editors. Anthropometric Standardization Reference Manual. Champaign. Human Kinetics Books. p. 3-8. 1988.

-Guedes, D.P.; Grondim, L.M. Percepção de hábitos saudáveis por adolescentes: associação com indicadores alimentares, prática de atividade física e controle de peso corporal. Revista Brasileira de Ciência do Esporte. Vol. 24. Núm. 1. p. 23-45. 2002.

-Guedes, D.P.; Guedes, J. Manual Prático para Avaliação em Educação Física. Manole. 2006.

-Lohman, T.G. Measuring body fat using skinfolds [videotape]. Champaign, IL: Human Kinetics. 1987.

-Melo, F.A.T. O Futsal como prática esportiva no meio escolar. Disponível em: http://escola.educacaofisicaa.net/2009/04/o-futsal-como-pratica-esportiva-nomeio.htmlAcessado em: 25/07/2012. 12-Nahas M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 3ª edição. Midiograf. 2003

-Organização Mundial da Saúde. http://www.who.int/en/. Acesso em 12/07/2012.

-Villar, R.; Denadai, B.S. Efeito da idade na Aptidão Física em meninos praticantes de futebol de 9 a 15 anos. Motriz. Vol. 7. Núm. 2. p. 93-8. 2001.

Publicado
2012-12-23
Como Citar
Silva Junior, S. G. da. (2012). Perfil antropométrico de atletas de futsal em fase escolar da cidade de Limoeiro-PE. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 4(14). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/167
Seção
Artigos: Edição Especial