A formação de atletas de futebol: um estudo na categoria sub-15 do Cruzeiro Esporte Clube, Belo Horizonte-MG

  • Rodrigo Machado Cruz Programa de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Formação, Futebol, Atleta

Resumo

Introdução: O trabalho foi realizado com enfoque principal na categoria de base dentro do futebol de campo. Objetivo: Analisar a realidade e a estruturação da categoria Sub 15 do Cruzeiro Esporte Clube, verificar os planejamentos e os investimentos do clube com a categoria, assim como, constatar as dificuldades que os atletas encontram. A pesquisa foi realizada junto às categorias de base do Cruzeiro Esporte Clube, Materiais e Métodos: Tendo como população vinte atletas e um integrante da comissão técnica. Para coleta de dados foram aplicados questionários com perguntas fechadas a jogadores e um questionário com questões abertas e fechadas para um integrante da Comissão técnica. Resultados: Apontam para um incentivo cada vez maior com relação a formação de atletas em categorias de base, mostrando que os atletas se profissionalizam cada vez mais cedo. Discussão:Os jovens atletas são selecionados com critérios definidos e a eles é dada toda a assistência necessária para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades e, apesar das dificuldades encontradas os atletas perseguem seus objetivos e tentam superar qualquer obstáculo. Conclusão:Comprovou-se que o Cruzeiro Esporte Clube proporciona aos atletas das categorias de base, uma estrutura excelente e os meninos têm a mesma monitorizarão oferecido aos atletas profissionais, para que possamos acompanhar o crescimento e o sucesso de vários atletas das categorias de base.

Referências

-Carli, G.C.; Luguetti, C.N.; Ré, A.H.N.; Böhme, M.T.S. Efeito da idade relativa no futebol. Revista Brasileira Ciência e Movimento. Vol. 17. Núm. 3. p. 25-31. 2007.

-Costa, L. C. A.; Nascimento, J. V. O Ensino da Técnica e da Tática: Novas Abordagens Metodológicas. Revista da Educação Física. Maringá. Vol. 15. Núm. 2. p. 49-56. 2004.

-Monteiro, L. Critérios de avaliação utilizados por “Olheiros” e observadores na seleção de talentos esportivos para o futebol no Brasil. Dissertação de Mestrado. UnB. Brasília. 2011.

-Paoli, P.B. Os estilos de futebol e os processos de seleção e detecção de talentos. Tese de Doutorado. PPGEF. Rio de Janeiro. Universidade Gama Filho. 2007.

-Soares, A.J.; Bartholo, T.L. Mercado, Escola e a Formação de jogadores de futebol no Brasil, Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Salvador. Bahia. 2009.

Publicado
2012-11-24
Como Citar
Cruz, R. M. (2012). A formação de atletas de futebol: um estudo na categoria sub-15 do Cruzeiro Esporte Clube, Belo Horizonte-MG. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 4(13). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/157
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original