Análise dos gols de uma equipe de futsal sub 17 no estadual de Santa Catarina 2004

  • Ederson Lima Bueno UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Igor Poffo Alves Professor IES UTFPR. Treinador de futsal da equipe feminina da instituição, professor da disciplina de aprofundamento em futsal.
Palavras-chave: Futsal, Análise, Gols

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar como ocorreram os gols de uma equipe no estadual de futsal de Santa Catarina de 2004. Foram analisadas as ações técnico táticas. A amostra constituiu-se de filmagem de 9 dos 12 jogos da primeira fase do estadual de 2004 da equipe em questão. Os dados foram anotados em planilhas do Excel 2003 e foi adotado o método quantitativo, descritivo observacional. Nos resultados, as ações técnico táticas que se sobressaíram em relação as demais foram jogadas combinadas e contra-ataque com 31 e 28 % respectivamente. As jogadas de bola parada resultaram em 23%, bem como a marcação de goleiro linha e jogadas individuais representaram um número considerável no total de gols da equipe estudada. O estudo serve como base pra estruturação de trabalhos ligados ao futsal. Contudo, faz-se necessário, outros estudos ligados, tanto, ao treinamento como do futsal em geral

Biografia do Autor

Ederson Lima Bueno, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor IES UTFPR. Treinador de futsal da equipe masculina da instituição, professor da disciplina de aprofundamento em futsal. Passagem por várias equipes de SC, PR e RS. Graduado em Educação Fí­sica pela UFSM de Santa Maria no ano de 2004, com Especialização em Futsal pela UNOPAR de Londrina em 2007.

Referências

-Bayer, C. La enseñanza de los juegos desportivos colectivos. Barcelona. Hispano Europea. 1986.

-Bello Júnior, N. A ciência do esporte aplicada ao futsal. Rio de Janeiro. Sprint. 1998.

-Saad, M.; Costa, C. Futsal: movimentações ofensivas e defensivas. Florianópolis. BookStore. 2001.

-Saad, M. Futsal: iniciação técnica e tática: sugestões para organizar sua equipe. Rio Grande do Sul. Editora da UFSM. 1997.

-Voser, R. Futsal: princípios técnicos e táticos. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.

Publicado
2012-11-20
Como Citar
Bueno, E. L., & Alves, I. P. (2012). Análise dos gols de uma equipe de futsal sub 17 no estadual de Santa Catarina 2004. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 4(12). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/132
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##