Treinamento específico-situacional com estímulos de máxima intensidade no futsal: o efeito no desempenho em variáveis táticas coletivas

  • Melquisedeque Moraes Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, Dourados-MS, Brasil.
  • Lídio Nunes Verão Neto Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, Dourados-MS, Brasil.
  • Daniel Traina Gama Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, Dourados-MS, Brasil.
Palavras-chave: Futsal, Avaliação, Treinamento, Tática

Resumo

O futsal vem diante de uma evidente evolução tática e física graças à evolução de pesquisas e globalização de informações. Destarte, treinadores e preparadores físicos priorizam métodos de treinamentos específicos da modalidade que integrem o mais próximo possível a realidade do jogo. Este artigo buscou propor um método de treinamento que combine o treinamento específico com o treinamento situacional no futsal a fim de garantir melhorias na parte tática coletiva do time. A parte física baseou-se nos treinamentos com estímulos de máxima intensidade, devido à exigência física que uma partida de futsal impõe atualmente. Para atingir os objetivos do estudo, foram feitos jogos amistosos pré e pós-treinamento a fim de comparar os resultados ou evoluções entre equipes GE (grupo experimental) e GC (Grupo Controle) dos sexos masculino e feminino. O treinamento específico situacional com estímulos de máxima intensidade foi proposto em 8 sessões, 2 sessões por semana. A filmagem foi realizada por um dos pesquisadores deste estudo. Foram 12 (doze) minutos cronometrados para cada jogo, sem intervalo. O desempenho tático/técnico foi avaliado com base nos dados registrados pelo Instrumento de Avaliação de Desempenho no Futsal (IADFs) desenvolvido e validado por conteúdo pelo Grupo de Estudos em Desempenho no Futebol da Universidade Federal da Grande Dourados (GEDEF/UFGD). Para o tratamento estatístico foi utilizado o programa computacional Statistica 7.0 for Windows. Os resultados do presente estudo mostraram que o programa de treinamento aplicado teve impactos importantes no desempenho tático ofensivo e defensivo do grupo experimental.

Biografia do Autor

Melquisedeque Moraes, Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, Dourados-MS, Brasil.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Especialista em Treinamento Desportivo pela FAVENI; Cursando Pós Graduação em Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS).

Referências

-Amaral, R.; Garganta, J. A modelação do jogo em Futsal. Análise sequencial do 1x1 no processo ofensivo. Rev Port Cien Desp. Vol. 3. Núm. 5. p. 298-310. 2005.

-Andrade, R. L. Influência dos Processos de Ensino-Aprendizagem-Treinamento no Conhecimento Tático Processual no Escalão Sub-11 de Formação do Futebol. 2010. TCC. Belo Horizonte: Escola de Educação Física. Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. 2010.

-Costa, I. T.; e colaboradores. Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação. Motriz. Journal of Physical Education. p. 657-668. 2009.

-Gama, L. T. Periodização do treinamento em futebol de campo: A aplicabilidade dos jogos reduzidos. Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro. 2018.

-Garcia, G. A. Caracterización de los esfuerzos em el fútbol sala basado em el estudio cinemático y fisiológico de la competición. Lecturas en Educación Física y Deportes. Revista Digital. Buenos Aires. Vol. 10. Núm. 77. p. 5-12. 2004.

-Garganta, J.; Oliveira, J. Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. p. 7-23. 1996.

-González, F. J.; Fraga, A. B. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Edelbra Editora. 2012.

-Greco, P. J. O componente tático. Material didático do curso de Mestrado em Ciências do Esporte. Escola de Educação Física da UFMG Belo Horizonte. 1992.

-Nunes, R. F. H.; e colaboradores. Comparação de indicadores físicos e fisiológicos entre atletas profissionais de futsal e futebol. Motriz: Revista de Educação Física. Vol. 18. Núm. 1. p. 104-112. 2012.

-Parlebas, P. Contribución a un Léxique Continente en Science de V Action Motríce. Paris. INSEP. Paris. 1981.

-Pinho, S. T.; e colaboradores de et al. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Motriz: Revista de Educação Física. Vol. 16. p. 580-590. 2010.

-Santana, W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.

-Santos, L. V.; Moreira, O. C.; Guimaraes, L. C.; Paoli, P.B. Construção do conhecimento tático defensivo do futsal por meio do treinamento em forma de jogo. Revista Brasileira de Futsal e Futebol São Paulo. Vol. 5. Núm. 15. p.44-51. 2013.

-Tomazelli, J. L. R. Análise dos métodos de treinamento esportivo de jovens em escolinhas da cidade de Gramado-RS relacionada a motivos de burnout. TCC de Educação Física Feevale. Novo Hamburgo-RS. 2010.

-Zaratim, S. Aspectos socioculturais do futsal. Revista Uniaraguaia. Vol. 2. Núm. 2. p. 51-62. 2012.

Publicado
2022-11-13
Como Citar
Moraes, M., Verão Neto, L. N., & Gama, D. T. (2022). Treinamento específico-situacional com estímulos de máxima intensidade no futsal: o efeito no desempenho em variáveis táticas coletivas. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 14(58), 318-335. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1270
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original