Incidência de gols sofridos de forma geral e por escalões temporais em equipes finalistas e demais participantes na categoria sub 15 nas competições organizadas pela Liga Caxiense de Futsal nos anos de 2008 e 2009

  • Valdecir Flores Programa de Pós graduação Lato-Sensu da Universidade de Caxias do Sul - Especialização em Treinamento de Futebol e Futsal
  • Ricardo Rech Programa de Pós graduação Lato-Sensu da Universidade de Caxias do Sul - Especialização em Treinamento de Futebol e Futsal
Palavras-chave: Futsal, Sistema defensivo, Gols sofridos

Resumo

Por ser o futsal um dos esportes mais praticados pelos brasileiros, e encontrar-se em vertiginosa ascensão, no qual sua prática é muito grande principalmente dentre jovens, buscou-se com este estudo averiguar se a construção defensiva se constitui como um fator principal para obtenção de bons resultados quantitativos na categoria sub 15 além de consultar se existe diferença no índice gols sofridos nos diferentes períodos de jogo (quatro períodos de 7 min, e 30 seg). O método utilizado para o estudo foi o descritivo, sendo que para análise foram separados dois grupos um contendo as equipes finalistas e outro com os demais participantes, a partir de 165 súmulas oficiais dos campeonatos organizados pela Liga Caxiense de Futsal nos anos de 2008 e 2009. Os resultados demonstraram que houve diferença no índice de forma geral assim como no segundo e terceiro período de jogo, enquanto no primeiro e quarto período os índices foram semelhantes. Com base nos resultados obtidos pudemos concluir que ter uma defesa sólida que sofra poucos gols, assim como manter certo equilíbrio nos diferentes períodos de jogo principalmente nos dois intermediários é de fundamental importância para obtenção de bons resultados quantitativos na categoria sub 15.

Referências

-Amaral, R.; Garganta, j. A Modelação do jogo em futsal: análise seqüencial do 1x1 no processo ofensivo. Revista Portuguesa de Ciências do desporto. Porto. Vol. 5. Núm. 3. p. 298-310. 2005.

-Braz, J. Organização do jogo e do treino em futsal. Estudo acerca das concepções de treinadores de equipes de rendimento superior de Portugal, Espanha e Brasil. Dissertação de Mestrado. FCDEF-UP. 2006.

-Correia, P. A decisão técnico tática em futebol: estudo comparativo dos processos perceptivo-cognitivos inerentes á decisão tático técnica em futebolistas dos 8 a 18 anos de idade de diferentes estatutos posicionais e anos de prática federada. Monografia de Licenciatura. FCDEF-UP. 2000.

-Dias, R.M.R.; Santan, W.C. Tempo de incidência dos gols em equipes dediferentes níveis competitivos na Copa do Mundo de futsal. Revista EFDeportes, Buenos Aires. Ano 11. Núm. 101. 2006.

-Ferreira, P. Caracterização da finalização em equipes de futsal. Disponível em http://www.futsalportugal.net/monografia.pdf. Acessado em 25/07/2010.

-Freitas, D.C. Aspectos técnicos, táticos e regulamentares do futsal sob a ótica de treinadores experts. Revista digital. Buenos Aires. Ano 13. Núm. 125. 2008.

-Greboggy, D.L. Relação entre variáveis de desenvolvimento motor e inteligência tática de crianças praticantes de futsal. Monografia do Curso de Bacharelado em Educação Física. Universidade Católica do Paraná. Curitiba. 2007.

-Menezes, M. Futsal: aprimoramento técnico e tático. Rio de janeiro. Sprint. 1998.

-Navarro, A.C.; Costa, J.S. O momento do gol na Copa do Mundo de Futsal de 2004. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1. Núm. 2. p. 129-133. 2009.

-Neto, J.M.F.A.; Baroni, M.; Freitas, A.L. Caracterização metabólica de uma partida de futsal: uma análise critica através da bioquímica e fisiologia do exercício. Revista Movimento e Percepção, Espirito Santo do Pinhal. Vol. 8. Núm. 11. p. 249-267. 2007.

-Santana, W.C. Incidência de contra-ataques em jogos de futsal de alto rendimento. Revista pensar a prática. Vol. 10. Núm. 1. p. 153-162. 2007.

-Santana, W.C. A visão estratégico tática de técnicos campeões da liga nacional de futsal. Tese de doutorado. Unicamp. Campinas. 2008.

-Schimdt, R.A. Aprendizagem e performance motora: Dos princípios á prática. São Paulo. Editora Movimento. 1993.

Publicado
2012-04-09
Como Citar
Flores, V., & Rech, R. (2012). Incidência de gols sofridos de forma geral e por escalões temporais em equipes finalistas e demais participantes na categoria sub 15 nas competições organizadas pela Liga Caxiense de Futsal nos anos de 2008 e 2009. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 4(11). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/121
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original