A consciência tática desenvolvida nas equipes de escola que participam do campeonato da Federação Estadual de Futsal na categoria sub 17 no municí­pio de Vila Velha - ES

  • Wagner Queiroz de Carvalho Programa de Pós Graduação Lato Sensu da UGF em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Futsal, Consciência tática, Desenvolvimento, Atletas

Resumo

Objetivo: O estudo tem como propósito comparar rendimento escolar e IMC de escolares do ensino médio entre praticantes e não-praticantes de atividade física extraclasse, Materiais e Métodos: A amostra foi constituída por 80 escolares do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves. Os instrumentos utilizados foram: Análise documental (rendimento escolar em nota) e mensuração de massa corporal (em quilogramas) e estatura (em centímetros) para determinação do IMC. Resultados: Quanto ao IMCe desempenho escolar, os escolares que se encontram abaixo do peso/normal obtiveram média de 7,48 ± 0,80 e os escolares com sobrepeso/obeso obtiveram média 7,14 ± 0,76. Quanto à prática de atividade física e desempenho escolar, os escolares praticantes de atividades físicas obtiveram média geral de 7,74 ± 0,66, enquanto os não praticantes obtiveram média geral de 7,11 ± 0,80. Com relação à prática de atividade física e o IMC os resultados obtiveram diferença estatística significativa ao comparar o grupo abaixo do peso e acima do peso. Conclusão: O IMC não apresentou relação estatística significante com o rendimento escolar, pois escolares com índices de massa corpórea baixa/normal ou elevada obtiveram desempenho escolares semelhantes.

Referências

-Greco, J.P. Iniciação esportiva universal. Belo Horizonte. UFMG. 1998.

-Kroger, C.; Roth, K. Escola da Bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. 2ª edição. São Paulo. Phorte. 2005.

-Monteiro Neto, A.; Leite, M.M. Capacidade de jogo e consciência tática: como desenvolver. Efdesportes. Buenos Aires. Ano 11. Núm. 106. 2007.

-Mutti, D. Futsal: iniciação ao alto nível. 2ª edição. São Paulo. Phorte. 2003

-Neves, J.L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisa. São Paulo. Vol. 1. Núm. 3. 1996.

-Santana, W.C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2008.

-Silva, T.A.F.; Rose Junior, D. Iniciação nas modalidades esportivas: A importância da dimensão tática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo. Ano 4. Núm. 4. 2008.

-Silva, C.D.; Paoli, P.B.; Melo, V.P. O Desenvolvimento do processo de treinamento das ações ofensivas no futebol na categoria infantil. Revista digital Buenos Aires. Ano 11. Núm. 104. 2007.

Publicado
2012-04-09
Como Citar
Carvalho, W. Q. de. (2012). A consciência tática desenvolvida nas equipes de escola que participam do campeonato da Federação Estadual de Futsal na categoria sub 17 no municí­pio de Vila Velha - ES. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 3(10). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/115
Seção
Artigos: Edição Especial