O uso de videogames melhora o conhecimento tático declarativo de jovens jogadores de futebol?

  • Felipe Fernandes da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Thadeu Rodrigues Federal University of Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brazil.
  • Maicon Radtke Porto University Sports College, Porto, Portugal.
  • Eduardo Cardoso Vidigal Federal University of Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brazil.
  • Aline Ribeiro Federal University of Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brazil.
  • Yuri Campos Federal University of Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brazil.
  • Francisco Zacaron Federal University of Ouro preto, Ouro Preto, Brazil.
  • Jeferson Vianna Federal University of Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brazil.
  • Jefferson Novaes Federal University of Rio de Janeiro, Brazil.
  • Marcelo Matta Federal University of Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brazil.
Palavras-chave: Jogos Eletrônicos, Conhecimento Tático Declarativo, Futebol, Jovem Atleta

Resumo

Nosso principal objetivo foi investigar como os videogames influenciaram o conhecimento tático declarativo (CTD) dos jovens jogadores de futebol. Nossa amostra foi composta por 70 jogadores de futebol masculino nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17 do Projeto de Extensão ‘Futebol UFJF’. Para a avaliação do CTD, foi utilizado o teste validado por Mangas (1999), cujo instrumento foi adaptado por Giacomini et al., (2011), considerando-se assim a melhor resposta possível e a hierarquia (da primeira à quarta) entre as demais respostas. Em relação à prática de videogame, foi utilizado um questionário de autorrelato. Embora os resultados não tenham mostrado diferença estatisticamente significativa na relação videogame / CTD, o nível de DTK foi maior em atletas que jogaram videogame em comparação com aqueles que não o fizeram (685 ± 47 versus 637 ± 92, p=0,26). Assim, podemos concluir que embora jogar videogame possa estimular o CTD, ele não tem influência significativa em jovens jogadores de futebol com muita experiência na prática esportiva.

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Publicado
2021-11-07
Como Citar
Silva, F. F. da, Rodrigues, T., Radtke, M., Vidigal, E. C., Ribeiro, A., Campos, Y., Zacaron, F., Vianna, J., Novaes, J., & Matta, M. (2021). O uso de videogames melhora o conhecimento tático declarativo de jovens jogadores de futebol?. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 13(53), 367-374. Recuperado de http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1134
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original