Associação entre o tipo de lançamento pela goleira e o resultado da ação no futsal feminino escolar sub-17

  • Deborah Guimarães Quirino Electo Conrado Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Gibson Moreira Praça Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Palavras-chave: Análise de Jogo, Futsal Feminino, Jogos Esportivos Coletivos

Resumo

As ações do goleiro dentro do jogo de futsal são relevantes para o sucesso da equipe. Dessa forma, para entender melhor sobre suas ações, o objetivo do presente estudo foi verificar a associação entre o tipo de lançamento pela goleira e o resultado da ação em equipes escolares de futsal feminino da categoria sub-17. A amostra foi composta por 15 jogos de 12 equipes da categoria sub-17 feminina que disputaram um campeonato escolar em 2019. Os jogos foram filmados e quantificou-se o tipo de lançamento realizado pela goleira (curto ou longo) e o resultado da ação. Após a quantificação, os resultados foram analisados por meio do teste qui-quadrado. Os resultados indicaram associação significativa positiva entre o lançamento curto e o resultado ‘’Equipe’’. Da mesma maneira, o lançamento longo teve associação significativa positiva com os resultados ‘’Remate’’, ‘’Equipe Fragmentada’’, ‘’Adversário’’ e ‘’Adversário Fragmentado’’. Esses resultados podem ser explicados pois a meia quadra ofensiva de jogo da equipe com bola está associada com ações nas quais há a perda da posse de bola, como o 1x1 e o contra-ataque. Portanto, conclui-se que o lançamento curto realizado pela goleira é uma ação que está positivamente associada à manutenção da posse de bola, enquanto o lançamento longo está positivamente associado à finalização e à perda da posse de bola.

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Publicado
2022-03-24
Como Citar
Conrado, D. G. Q. E., & Praça, G. M. (2022). Associação entre o tipo de lançamento pela goleira e o resultado da ação no futsal feminino escolar sub-17. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 13(54), 435-441. Recuperado de http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1129
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original