Nível de satisfação de atletas profissionais de futebol da cidade de Patos-PB

  • Alana Simões Centro Universitário Rio de Patos-Unifip, Brasil.
  • José Leonardo Carvalho Centro Universitário Rio de Patos-Unifip, Brasil.
Palavras-chave: Satisfação, Futebol, Atleta

Resumo

Atualmente o futebol é um dos esportes mais praticados do mundo. A satisfação dos atletas profissionais de futebol é muito importante, pois contribui para melhor desempenho e resultados da equipe. O estudo tem como objetivo analisar os níveis de satisfação dos atletas profissionais de futebol da cidade de Patos-PB. Para tanto, trata-se de um estudo exploratório, é uma pesquisa de campo e de abordagem quantitativa, a amostra se compõe de 40 atletas profissionais de futebol, sendo 20 atletas da equipe do Nacional Atlético Clube de Patos e 20 atletas do Esporte Clube de Patos. Foi utilizado um questionário de satisfação do atleta QSA, apresentados num formato de sete pontos. Assim, o questionário se constituiu de 42 questões respondidas em uma escala de Likert de 1 a 7 pontos, e se divide em 4 dimensões. Os dados obtidos foram analisados pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 25. Desse modo, observou-se que os atletas de futebol da cidade de Patos-PB com relação às dimensões de rendimento, liderança; satisfação com a equipe e na satisfação com a dedicação pessoal encontra-se com média entre moderadamente e extremamente satisfeitos. O que permite concluir que os atletas estão satisfeitos no que diz respeito ao rendimento da equipe, liderança, satisfação pessoal e com a equipe.

Referências

-Corrêa, A.D.K.; Alchieri, J.C.; Duarte, L.R.S.; Strey, M.N. Excelência na produtividade: a performance dos jogadores de futebol profissional. Psicologia: reflexão e críticas. 2002. p. 447-460.

-Duarte, D.; Teques, P.; Silva, C. Liderança e satisfação no futebol: testagem da congruência com recurso a análise de equações estruturais. Revista Iberoamericana de Psicologia del ejercicio y el deporte. Vol. 12. Num. 1. 2017. p. 71-82.

-Gomes, R.; Pereira, A.P.; Pinheiro, A.R. Liderança, coesão e satisfação em equipes desportivas: um estudo com atletas portugueses de futebol e futsal. Psicologia - Reflexão e Crítica. 2008.

-Kieling, T. Nível de motivação em jovens praticantes de futebol. Do corpo: ciências ejercicio y el desporte. Vol. 12. Num. 1. 2016. p.71-82.

-Lopes, M.C.; Samulski, D.M.; Silva; I.A. Validação do questionário de satisfação do atleta - versão liderança. R. bras. Ci e Mov. Vol. 15. Num. 4. 2007. p. 47-56.

-Mascarenhas, J. (orgs.). O futebol no Brasil: reflexões sobre paisagem e identidade através dos estádios. Salvador. Edufba. 2012.

-Moisão, A.; Costa, S.B.; Briegas, J.J.M.; Castro, F.V. Impacto of satsfaction with social support in athletes. Internacional journal of developmental and educational psychology. Revista de psicologia. Vol. 1. Num. 2. 2017. p.107-120.

-Nascimento Junior, J.R.A.; Vieira, L.F.; Sousa, E.A.; Vieira, J.L.P. Nível de satisfação do atleta e coesão de grupo em equipes de futsal adulto. Revista brasileira de cineantropom. Desempenho hum. Vol.13. Num. 2. 2011. p.138.

-Riemer, H.; Chelladurai, P. Leadership and satisfations in athletics. Journal of Sport and exercise Psychology. Vol. 17. 1995. p. 276-293.

-Rodrigues, V.M.; Pichelli, A.A.W.S. Liderança e satisfação no esporte escolar: teste da hipótese da congruência do modelo multidimensional de liderança, Psicologia: ciência e profissão. Vol. 36. Num. 3. 2016. p. 653-667.

-Rosado, A.F.B.; Mesquita, IM.R.; Sousa, P.M. Cabrita, T.R.M. comportamentos de liderança do treinador e satisfação dos atletas. XII Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos países de língua portuguesa. 2008.

-Sampieri, R.H.; Collado, C.F.; Lucio, M.D.P.B. Metodologia da pesquisa. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. 5ª edição. Porto Alegre. Penso. 2013.

-Silva, W.R.; Freitas, K.; Carvalho, H.; Ferrari, E.; Vieira, M.; Cardoso, F.L. Satisfação com a vida e status social subjetivo em atletas de futsal e futebol de campo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 40. Núm. 4 2018. p.374-380.

-Venâncio, M.E.P.; Rodrigues, L.F.G.; Matias, D.H.S.; Tolentino, G.P.; Silva, I.O.; Vidal, S.E.; Lima, W.A. Futebol como fator motivacional para adolescentes do sexo masculino, de 12 a 16 anos. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 15. Num. 1. 2016. p.111-118.

-Voser, R.C.; Hernandez, J.A.E.; Okubo, J.C.; Junior, M.A.S.D. A motivação para o esporte: um estudo descritivo com atletas profissionais de futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Pedagogia do Esporte. São Paulo. Vol. 9. Num. 35. 2017. p. 399-40.

Publicado
2022-03-24
Como Citar
Simões, A., & Carvalho, J. L. (2022). Nível de satisfação de atletas profissionais de futebol da cidade de Patos-PB. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 13(54), 429-434. Recuperado de http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1123
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original