Análise tática da exigência de situações de jogo para goleiros jovens

  • Gustavo Steffanuto Moino Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Treinamento Goleiros, Formação atletas, Tática

Resumo

No futebol há uma posição extremamente distinta em suas funções com os objetivos do jogo e que implica até mesmo algumas mudanças particulares na regra para sua atuação, trata-se do goleiro, porém pouco se sabe cientificamente sobre suas ações técnico-táticas dentro do jogo. Este estudo, portanto, tem como objetivo mapear e quantificar as ações táticas da exigência de jogo para goleiros em formação, podendo assim analisar de forma global a freqüência que estas ações ocorrem nos jogos de categorias de formação e servir de base para prioridades e planejamentos de conteúdos de formação e preparação destes atletas. Foram analisados dados de goleiros somente da mesma equipe de formação que detém duas categorias (Sub-17 / Sub-15) que disputa o campeonato estadual de São Paulo, caracterizando um estudo de caso, os dados foram coletados através de um scout e transferido os valores para uma planilha. Foram feitos resumos das ações destes goleiros em 10 partidas disputadas, mostrando resultados significativos para o conteúdo analisado, onde observamos ações distintas em cada categoria, e comparado com as exigências de uma equipe adulta de alto nível suas diferenças de preparação e exigência de formação do jovem goleiro. Concluímos uma diferença desproporcional nas exigências dos jogos de goleiros em formação, de acordo com as exigências de um atleta adulto; número significativo para ações de lançamentos / cruzamentos diagonais, predominando jogadas aéreas sobre a área; maior incidência de arremates médio-longos e alvos rasteiros; número significativo de situações 1x1 sem pressão defensiva; diferenças da escolha tática do emprego de reposição com os pés de acordo coma categoria e número constante de recuo de bola, atribuindo o jogo com os pés.

Referências

-Andujar, P.S.B.; Toro, E.O. Estudio comparativo de las acciones realizadas por los porteros de fútbol participantes em el mundial de Francia 1998 vs Eurocopa 2000. Revista Digital Efdeportes, Ano 8. Núm. 49. 2002.

-CBF. Livro de Regras do Futebol, Brasil, 2006. site: http://www.cbf.com.br

-Madir, I.R. El desarrollo de las cualidades físicas de portero de fútbol. Revista El entrenador espanõl. 2ª época Núm. 91. P. 22-31. 2001.

-Piqueras, P.G.; Vallet, C.C. Entrenamiento integrado del portero de fútbol a través de sus acciones técnico tácticas ofensivas. Portal Fitness. 2006.

-Yagüe, J.M.C. Propuesta de um modelo de entrenamiento del portero de fútbol moderno. Revista Digital Efdeportes, Ano 7. Núm. 38. 2001.

Publicado
2012-03-25
Como Citar
Moino, G. S. (2012). Análise tática da exigência de situações de jogo para goleiros jovens. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 3(8). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/106
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original