A incidência de gols na liga de futsal feminina nos anos 2010 e 2011

  • Flavia Patrí­cio Massardi Programa de Pós-Graduação Lato-sensu da Universidade Gama Filho - Especialização em Futsal: Metodologia e Treinamento
  • Maria Cristina de Oliveira Programa de Pós-Graduação Lato-sensu da Universidade Gama Filho - Especialização em Futsal: Metodologia e Treinamento
  • Antonio Coppi Navarro Programa de Pós-Graduação Lato-sensu da Universidade Gama Filho - Especialização em Futsal: Metodologia e Treinamento. Programa de Pós Graduação Stricto-sensu em Engenharia Biomédica da UMC
Palavras-chave: Futsal, Incidência de gols, Fadiga, Treinamento

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar aspectos acerca da incidência de gols no último quarto do segundo tempo das partidas realizadas na Liga Futsal Feminina edições 2010 e 2011. Através deste artigo não se espera encontrar uma resposta ou uma conclusão definitiva, já que se imagina que isso seja utopia, mas sim apontar possibilidades decomo as equipes de futsal deveriam adaptar-se à todas as situações de jogo, mais especificamente neste estudo, dos 5 (cinco) minutos finais dos jogos, e de que maneira agir para que o resultado final das partidas seja favorável. Para que isso aconteça, haverá nessa pesquisa um estudo de livros e outros artigos de revistas científicas sobre o tema, ou seja, a pesquisa terá cunho bibliográfico, na tentativa de melhor compreender a dinâmica pela qual uma equipe de futsal faça ou sofra gols no período de jogo mencionado. Ao final do artigo, conclui-se que os gols acontecem mais no período referido e as possíveis causas são: a queda dos aspectos físicos, técnicos, táticos, psicológicos e nutricionais. Ou seja, o desgaste gera uma queda no desempenho e um estado de fadiga nas atletas e, de acordo com os autores consultados, os treinamentos e a preparação dessas atletas devem ser elaborados com o objetivo de retardar a fadiga, para almejar a vitória nos jogos e alcançar um maior número de gols durante toda a partida.

Referências

-Dias, R.M.R.; Santana, W.C. Tempo de incidência dos gols em equipes de diferentes níveis competitivos na copa do mundo de futsal. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd101/futsal.htm>. Acessado em 07/09/2011.

-Fleury, A.P.; Gonçalves, R.A.R.; Navarro, A.C. Incidência de gols na copa do Brasil 2007. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1. Núm. 3. p. 225-228. 2009.

-Gil, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa.3ª edição. São Paulo. Atlas. 1991.

-Mascara, D.I. e colaboradores. Análise da incidência de gols no campeonato paulista 2009: série A1, A2 e A3. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Núm. 4. p. 42-46. 2010.

-Navarro, A.C.; Costa, J.S. O momento do gol na copa do mundo de futsal de 2004. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1. Núm. 2. p. 129-133. 2009.

-Oliveira, S. L. Tratado de metodologia científica. 2ª edição. São Paulo. Pioneira. 2000.

-Santos, J.A.; Parra Filho, D. Metodologia científica. São Paulo. Futura. 1998.

-Silva, D.F.; Oliveira, M.L. Silva, C.D. Características do futsal masculino amador em uma cidade do interior de Minas Gerais. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd145/caracteristicas-do-futsal-masculino-amador.htm>. Acessado em 07/09/2011.

Publicado
2012-02-12
Como Citar
Massardi, F. P., de Oliveira, M. C., & Navarro, A. C. (2012). A incidência de gols na liga de futsal feminina nos anos 2010 e 2011. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 3(9). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/102
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original